Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

União Europeia pode interromper compras de óleo de palma e soja

Documento deverá garantir uso de biocombustíveis mais favoráveis ao meio ambienteAs importações de biocombustíveis de óleo de palma e de soja pela União Europeia (UE) podem ser interrompidas após a aprovação de um documento que será avaliado por autoridades políticas do bloco, destinado a garantir o uso de biocombustíveis mais favoráveis ao meio ambiente. O documento, que possui três diferentes versões, formará a base para as discussões dos 27 comissários da UE na quarta, dia 2, quando devem se reunir para escolher uma opção.

A Alteração no Uso Indireto das Terras causada pelos biocombustíveis está entre as políticas climáticas mais controversas da Europa, pois o mercado de biocombustíveis do bloco, um dos mais promissores, se encontra estagnado. A UE tem por objetivo chegar a 10% de energia renovável nos transportes até 2020 – provavelmente obtidos com biocombustíveis -, e por isso promoveu investimentos bilionários na produção desses combustíveis, mudando os padrões de comércio global.

No entanto, de acordo com o documento, observado pela agência Dow Jones, duas das três opções propostas vão efetivamente proibir as importações de biocombustíveis de óleo de palma e de soja, pois consideram que o biodiesel feito com esses óleos emite gases do efeito estufa demais. Argentina, Malásia e Indonésia são os principais exportadores de tais matérias-primas para a UE.

O biodiesel de colza, muito produzido na UE, deve ser permitido. Porém, seu consumo será desestimulado na opção que tem mais chances de ser escolhida, pois representa um acordo entre posições divergentes dentro da comissão. As informações são da Dow Jones.

Sair da versão mobile