União Europeia pretende pelo menos duplicar orçamento para comércio agrícola

Atual orçamento da UE para comercialização de alimentos é de 53 milhões de eurosA União Europeia (UE) pode dobrar ou até mesmo, triplicar os fundos alocados para a comercialização dos seus produtos agrícolas ao redor do mundo, informou nesta terça, dia 13, o comissário de Agricultura do bloco, Dacian Ciolos. 

? Eu acho que estaremos prontos até 2014 com novas medidas para uma política de comércio agrícola reforçada para UE, mas acima de tudo para o mercado externo. Se formos ambiciosos, particularmente no que se refere ao orçamento para comércio exterior, eu acho que nós podemos pelo menos dobrar ou, até mesmo, triplicar os fundos disponíveis para nossa política comercial? afirmou Ciolos durante uma reunião de ministros de Agricultura e Pesca das 27 nações pertencentes ao bloco, organizadas pela Polônia, que atualmente preside a UE.

Ciolos, que responde pelas áreas agrícola e de desenvolvimento rural no braço executivo do bloco, a Comissão Europeia, sublinhou que o atual orçamento para comercialização de alimentos é de 53 milhões de euros. O montante – que não inclui o comércio de vinhos, frutas e vegetais – contrasta com os US$ 200 milhões desembolsados anualmente pelos Estados Unidos.

? Eu acho que devemos chegar mais perto dessa meta. Mas está claro que devemos tomar decisões dentro dos limites do orçamento que nós temos. Nós não devemos apenas reconsiderar a soma geral, mas também a divisão das áreas de despesa, de modo que ao menos 50% do orçamento seja gasto com exportações ? afirmou Ciolos.