Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Diversos

União vai repassar R$ 8,6 milhões para combate de incêndios em MS

Desde de julho, o Mato Grosso do Sul sofre com uma forte estiagem e com focos de incêndio em lavouras, áreas de pastagem e no Pantanal

incêndio pantanal mato grosso
Foto: Pedro Silvestre/Canal Rural

O Mato Grosso do Sul vai receber aproximadamente R$ 8,6 milhões para ações de combate a incêndios florestais. O dinheiro será enviado pelo Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).

Desde de julho, o Mato Grosso do Sul sofre com uma forte estiagem e com focos de incêndio em lavouras, áreas de pastagem e no Pantanal. A situação levou o governador do estado, Reinaldo Azambuja (PSDB), a assinar dois decretos declarando situação de emergência em todo estado por 180 dias: um deles relacionado à estiagem e o outro aos incêndios florestais em qualquer tipo de vegetação.

Segundo o governo, o dinheiro repassado pela União vai ser aplicado no trabalho dos bombeiros em sete cidades: Aquidauana, Bodoquena, Bonito, Corumbá, Jardim, Miranda e Porto Murtinho.

Os recursos devem ser usados na compra de combustível para viaturas, barcos, aeronaves e equipamentos utilizados no combate aos incêndios florestais. Serão 5 mil litros de gasolina comum, 54 mil de óleo diesel, 13,6 mil de gasolina para aviação e 37,8 mil litros de querosene para uso em helicópteros.

Atualmente, 150 bombeiros militares estão envolvidos na operação de combate aos incêndios em Mato Grosso do Sul.

“Recebemos orientação do presidente Jair Bolsonaro de priorizar as ações de combates a incêndios florestais em toda a região Centro-Oeste. Esses recursos que estamos liberando hoje vão possibilitar uma atuação mais forte no Mato Grosso do Sul pelos próximos três meses, de maneira a diminuir os danos ambientais e materiais decorrentes dessas queimadas”, destaca o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.

De acordo com o governo federal, a Defesa Civil Nacional também está monitorando a situação dos incêndios florestais em parceria com os gestores de estados e municípios.

Sair da versão mobile