Unica critica subsídio da Índia para exportação de cana-de-açúcar

Entidade discutiu assunto durante Câmara Temática, em BrasíliaA União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) afirmou que pode pedir ao governo federal que abra um painel contra a Índia, na Organização Mundial do Comércio (OMC), caso o país mantenha o subsídio à exportação de cana-de-açúcar. O anúncio foi feito durante a Câmara Temática de Negociações Internacionais, em Brasília (DF). De acordo com o setor, a medida pode provocar prejuízo de até R$ 1 bilhão ao Brasil.

• Unica reduz estimativa de moagem de cana no Centro-Sul para 546 milhões de toneladas

O subsídio à exportação prevê o pagamento de US$ 54 por tonelada vendida e foi aprovado no início deste ano. Só não está em vigor ainda, porque a produção da Índia tem conseguido abastecer apenas o mercado interno. A Unica também criticou a elevação da tarifa de importação de açúcar de 15% para 25%, anunciada na semana passada.

– Em relação ao subsídio da exportação, esse é motivo de grande preocupação para nós. Nós fizemos cálculos preliminares e identificamos que ao colocar dois milhões de toneladas por ano no mercado internacional, a redução de preços pode ser entre 7% e 12%. A gente está monitorando esse processo, estamos discutindo isso com o governo. No caso da tarifa de importação não há o que fazer, porque a Índia tem uma tarifa consolidada na OMC de até 150% – declarou o diretor-executivo da Unica, Eduardo Leão de Sousa.

Clique aqui para ver o vídeo