– O preço do etanol atualmente já é economicamente vantajoso em várias regiões do país, mas boa parte dos consumidores ainda não percebeu essa mudança – explica o diretor de Comunicação Corporativa da UNICA, Adhemar Altieri.
Por isso, a entidade decidiu lançar uma ampla campanha para informar e conscientizar o consumidor, destacando as vantagens ambientais, sociais e econômicas que o combustível agrega.
A campanha publicitária foi criada pela Borghi/Lowe e a Open, braço de ativação da agência, e a responsável pela implantação das ações promocionais. Com o slogan “Coloca Etanol, o combustível completão”, a comunicação, que tem como protagonista o ator Lucio Mauro Filho, reforça o etanol como o combustível completo e incentiva a sua utilização como uma opção inteligente.
– A campanha tem um tom leve, uma linguagem bem humorada, por isso, a escolha do ator Lucio Mauro Filho como âncora. Além de ser uma personalidade conhecida pela população, ele transmite de forma simples e impactante a importância e os benefícios do etanol – ressalta o vice-presidente de criação da Borghi/Lowe, Fernando Nobre.
Todas as peças e ações também incentivam a mudança de hábito dos brasileiros e reforçam o etanol como um combustível mais potente e mais limpo, uma vez que é produzido a partir de fontes renováveis e emite bem menos gases responsáveis por mudanças climáticas. Além disso, com tecnologia nacional, a produção do combustível gera oito vezes mais empregos que o petróleo e leva avanços sociais e econômicos para o interior do Brasil.
Com veiculação em novembro e dezembro, a campanha é composta por três filmes (“Institucional”, “Escola” e “Mudanças”), vinhetas, anúncios em revista, outdoor, blitz em parceria com rádios para distribuição de materiais promocionais em postos de combustível, ações em pedágio, ciclovias e na rede Cinemark. Será lançada também uma ação diferenciada chamada “Bomba Premiada Etanol”, em que os consumidores receberão brindes e concorrerão a um carro flex.
– Esse combustível é brasileiro, é daqui, gera empregos, inclusive nas usinas do interior. Isso causa um impacto positivo na economia. Nós queremos enfatizar os benefícios do etanol. Em determinado momento, o dono do carro flex optou pela gasolina, mas agora o etanol está competitivo – reforça Altieri.