Atentos ao momento que vive o setor, eles buscam também incentivar a gestão tecnológica, sempre com uma visão holística da agricultura. O coordenador do Curso de Graduação de Agronomia da UfPel, Edemar Rossetto, explica que o objetivo é formar um profissional com uma visão crítica e com criatividade para a solução de problemas.
? O perfil do nosso egresso com o nosso projeto pedagógico é para formar um profissional que tenha uma visão crítica e também criativa tanto na identificação quanto na solução de problemas. Visa também a formação de um conhecimento humanístico, científico e tecnológico ?salienta.
O contato com o mercado se dá com os estágios realizados no final do curso. Segundo Rossetto, o mercado está demandando profissionais qualificados, mas que ainda preservem o conhecimento das técnicas e com uma visão sustentável.
? O mercado exige cada vez mais profissionais qualificados e sem perder a noção do todo. Exige um profissional com uma visão holística. E a tendência hoje é a agricultura de precisão, sempre dando uma atenção especial para a sustentabilidade.
O coordenador do curso informa que, com o ingresso no Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais, o perfil dos alunos mudou. Antes era um perfil mais do campo, mas que tem agregado também alunos oriundos de meios urbanos. A UfPel oferece também o curso de medicina veterinária para assentados da reforma agrária.
Ouça a reportagem
Leia também:
Universidade de Passo Fundo (RS) agrega ao currículo novas tendências do mercado do agronegócio brasileiro
Universidade do RS muda currículo para atender necessidades do mercado agropecuário
Cresce demanda por profissionais com Ensino Superior no setor agrícola