O diretor da Escola de Agronomia da Ufrgs, Pedro Alberto Selbach, explica que o objetivo é ampliar os conhecimentos na área de interesse do estudante.
? Isto permite que ele saia com um maior conhecimento através deste grupo de disciplinas, que são disciplinas eletivas e que o estudante pode montar, de acordo com as oportunidades e as suas necessidades, o currículo com os conhecimentos mais específicos ? informa.
Além da graduação, a Ufrgs oferece cursos de extensão e pós-graduação na área. A principal temática na demanda de trabalho é a mecanização agrícola, tanto que professores já trabalham com grupos específicos em agricultura de precisão. Segundo o diretor da faculdade, a relação com o mercado de trabalho é direta. Selbach explica que as empresas estão procurando alunos de mestrado e doutorado.
? As empresas têm nos procurado, tem buscado contato tanto com a direção da faculdade ou com os grupos de formandos no sentido de estabelecer o contato com várias empresas da área agrícola, oferecendo programas de trainees, o que tem oportunizado um engajamento dos nossos profissionais no mercado ? salienta.
O diretor da Escola de Agronômia acredita que houve um aumento na procura pelo curso nos últimos anos, não só filhos de produtores rurais, mas também do público urbano.
Ouça a reportagem
Leia também:
Cresce demanda por profissionais com Ensino Superior no setor agrícola