Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Universidade do RS muda currículo para atender necessidades do mercado agropecuário

Últimos semestres propõem ênfases nas áreas animal, vegetal ou ambientalA Escola de Agronomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), uma das mais tradicionais faculdades agrícolas do Estado, revisou o currículo há aproximadamente cinco anos para atender à demanda do mercado. O atual currículo entrou em vigor no primeiro semestre de 2009. A principal mudança está na formação diversificada nos dois últimos semestres, onde o aluno pode escolher a ênfase nas áreas animal, vegetal ou ambiental.

O diretor da Escola de Agronomia da Ufrgs, Pedro Alberto Selbach, explica que o objetivo é ampliar os conhecimentos na área de interesse do estudante.

? Isto permite que ele saia com um maior conhecimento através deste grupo de disciplinas, que são disciplinas eletivas e que o estudante pode montar, de acordo com as oportunidades e as suas necessidades, o currículo com os conhecimentos mais específicos ? informa.

Além da graduação, a Ufrgs oferece cursos de extensão e pós-graduação na área. A principal temática na demanda de trabalho é a mecanização agrícola, tanto que professores já trabalham com grupos específicos em agricultura de precisão. Segundo o diretor da faculdade, a relação com o mercado de trabalho é direta. Selbach explica que as empresas estão procurando alunos de mestrado e doutorado.

? As empresas têm nos procurado, tem buscado contato tanto com a direção da faculdade ou com os grupos de formandos no sentido de estabelecer o contato com várias empresas da área agrícola, oferecendo programas de trainees, o que tem oportunizado um engajamento dos nossos profissionais no mercado ? salienta.

O diretor da Escola de Agronômia acredita que houve um aumento na procura pelo curso nos últimos anos, não só filhos de produtores rurais, mas também do público urbano.

Ouça a reportagem

Leia também:

Cresce demanda por profissionais com Ensino Superior no setor agrícola

Sair da versão mobile