Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Uruguai deve tornar rastreamento de ovinos obrigatório em 2010

Missão técnica visita a região de Colônia de SacramentoO governo do Uruguai, que implantou o sistema de rastreamento no rebanho bovino para todos os terneiros nascidos a partir de 2006, pretende conquistar novos mercados. Agora, o próximo passo e desafio é certificar os ovinos.

Embora não exista nenhuma exigência para exportação, a meta é tornar a metodologia obrigatória a partir de 2010. As informações surpreenderam os 25 brasileiros que desde segunda, dia 15, percorrem o país.

? A intervenção do governo faz com que a rastreabilidade aqui (Uruguai) realmente funcione, ao contrário do Brasil ? acredita o veterinário Leonardo Canellas, de Porto Alegre (RS).

A missão técnica gaúcha que visita o Uruguai esteve nessa quarta, dia 17, em Colônia do Sacramento. Na região, fica o centro de pesquisa La Estanzuela, de 1,3 mil hectares e que pertence ao Instituto Nacional de Pesquisa Agropecuária. Com mais quatro unidades no país, o centro conta, para este ano, com orçamento de R$ 20 milhões ? aporte do governo e produtores.

Um dos principais desafios dos pesquisadores é encontrar maneiras de manter o rebanho bovino de 12 milhões de cabeças, já que nos últimos sete anos a agricultura avançou e se tornou a atividade mais rentável, explica Enrique Fernández, diretor regional do instituto.

? É uma tendência ? analisa Carlos Simm, da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul).

Nesta quinta, dia 18, o grupo visita a Expoprado, em Montevidéu.

Sair da versão mobile