Uruguai encontra caminho livre para contrabando de agrotóxicos ao Brasil

Reportagem especial mostra como ocorre o comércio ilegal de defensivos agrícolas entre os dois paísesO programa Rural Meio-Dia desta quinta, dia 9, mostrou a facilidade com que comerciantes uruguaios fazem o contrabando de defensivos agrícolas para o Brasil.

O repórter Giovani Grizoti, do grupo RBS, do qual o Canal Rural faz parte, mostra como o caminho para o comércio ilegal é praticamente livre. E as agropecuárias que vendem defensivos no Uruguai garantem que o produto vai chegar no Brasil.

Na cidade de Rio Branco, o repórter se fez passar por um agricultor. Sem saber que estão sendo filmados, dois comerciantes informam os melhores dias e horários para escapar da fiscalização.

Por telefone, o Rural Meio-Dia conversou com o superintendente regional da Receita Federal, Paulo Renato Silva da Paz, que explica como é feita a fiscalização da venda e transporte do agrotóxico. Confira:

E uma das maneiras que os contraventores utilizam para passar pela fiscalização é colocar o agrotóxico ilegal em embalagens de produtos brasileiros, como explica um dos vendedores. Acompanhe também o que diz o repórter Giovani Grizoti, que fala sobre o que observou durante a reportagem:

Até agora já foram apreendidas quase 24 toneladas de agrotóxicos ilegais no Brasil, um salto de 16% em relação ao mesmo período de 2009. O repórter Gustavo Bonato fala sobre riscos na utilização deste tipo de produto: