Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

USDA alerta para possível perda de espaço às exportações brasileiras de soja

Departamento dos Estados Unidos estima recuperação da safra argentinaO Brasil pode perder espaço nas exportações mundiais de soja na safra 2009/2010. É o que sinaliza o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). O motivo é a recuperação da safra argentina.

Na safra 2008/2009, o Brasil ocupou o espaço deixado pela Argentina no mercado, por causa da menor produção no país vizinho. Mas a expectativa é de recuperação para a safra 2009/2010.

Dados da USDA apontam para uma produção de 51 milhões de toneladas. E de acordo com a bolsa de cereais de Buenos Aires, esse volume deve ser plantado sobre uma área recorde, que pode chegar a 20 milhões de hectares.

Com isso, a Argentina deve recuperar espaço no mercado internacional, reduzindo a participação do Brasil. De acordo com a USDA, as exportações brasileiras de soja devem responder por 31,6% do mercado global na safra 2009/2010. No ciclo 2008/2009, essa participação estava em 37,4%. A perda de espaço do Brasil deve ocorrer em um de possível pressão de baixa nos preços do grão.

Segundo a Tetras Corretora, também com base em dados do governo americano, a safra de soja 2009/2010 deve ser a primeira com o oferta superior à demanda considerando os últimos dois anos. Com isso, as cotações da soja devem cair.

Por enquanto, o mercado internacional segue em compasso de espera. Apesar da China manter o nível de demanda, a comercialização segue lenta, já que produtores e indústria esperam por preços melhores.

 

Sair da versão mobile