Os exportadores privados norte-americanos reportaram ao Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) a venda de 581 mil toneladas de soja para a China, com entrega na
temporada 2019/2020.
Toda operação envolvendo a venda de volume igual ou superior a 100 mil toneladas do grão, feita para o mesmo destino e, no mesmo dia, precisa ser reportado ao USDA.
Rumores nos dias anteriores diziam que a China iria liber de tarifas volumes de importação de 2 a 3 milhões de toneladas, fato confirmado nesta quarta, mas sem citar um limite de embarques.
China mantém isenção para a soja
A Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma e do Ministério do Comércio da China informou nesta quarta-feira, 25, que o país asiático vai continuar com as isenções tarifárias adicionais sobre a soja e carne suína dos Estados Unidos.
Fontes oficiais afirmaram ainda que a China apoia empresas a continuar comprando uma certa quantidade de produtos agrícolas norte-americanos, conforme as regras do mercado e da Organização Mundial do Comércio. A fala ocorre após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, divulgar três listas com mais de 400 tipos de produtos chineses que seriam isentas de tarifas adicionais.