PREVISÃO

USDA deve apontar elevação na área plantada de soja nos EUA

A expectativa do mercado é de que o departamento indique um número inferior aos 87,5 milhões estimados pelo USDA no Fórum Anual do Departamento

Soja, Brasil, USDA
Brasil tem 35% da oferta e China 30% do consumo mundial de soja. Foto: Pixabay

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) deverá apontar elevação na área a ser plantada com soja no país em 2024 na comparação com o ano anterior. O relatório de intenção de plantio do USDA será divulgado nesta quinta-feira (28), às 13h. 

A previsão deverá indicar área menor que a estimativa divulgada em fevereiro, durante o Fórum Anual do Departamento. Pesquisa realizada pela agência Dow Jones indica que o mercado está apostando em número de 86,3 milhões de acres. 

No ano passado, os americanos semearam 83,6 milhões de acres. A média das projeções oscila entre 84,3 milhões e 88 milhões de acres. Se a expectativa do mercado for confirmada, o USDA vai indicar um número inferior aos 87,5 milhões de acres indicados durante o Fórum. 

A área de soja deverá ficar abaixo da de milho, projetada em 92,03 milhões de acres, contra 94,64 milhões do ano anterior. 

Estoques 

Também na quinta será divulgado o relatório com a posição dos estoques americanos em 1º de março. 

O mercado espera estoques em 1,832 bilhão de bushels. Em igual período do ano passado, o número era de 1,687 bilhão. Em dezembro, os estoques estavam em 3 bilhões de bushels.