USDA aponta maior atraso dos últimos cinco anos no plantio da soja

Segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, 90% do plantio está concluído, com 65% das lavouras em boas condições

O plantio de soja nos Estados Unidos teve pequeno avanço na semana passada e continua atrasado em relação aos últimos anos, de acordo com o relatório de acompanhamento de safra do Departamento de Agricultura do país (USDA), divulgado nesta segunda, dia 22. Até o último domingo, 21, produtores nos EUA tinham semeado 90% da área total prevista, um aumento de 3 pontos porcentuais em relação à semana anterior. No entanto, o porcentual é menor que os 95% de um ano atrás e da média dos últimos cinco anos.

• Veja também: Receita na exportação de soja em grãos sobe 5,5%

Além de atrasar o plantio, o excesso de chuvas em áreas do Meio-Oeste dos EUA afetou a qualidade das lavouras na semana passada. De acordo com o relatório do USDA, 65% da safra apresentava condição boa ou excelente até o domingo, uma piora de 2 pontos porcentuais em relação à semana anterior. O USDA disse ainda que 84% da safra da oleaginosa tinha emergido, em comparação a 89% há um ano e 87% na média de cinco anos.

Com informações de Estadão Conteúdo.