USDA: piora condição das lavouras de trigo de inverno nos EUA

No Kansas, maior produtor de trigo dos Estados Unidos, apenas 12% da safra está avaliada como boa a excelente, e em Oklahoma o porcentual cai para 5%Apesar da volta das chuvas ao sul das Grandes Planícies dos Estados Unidos na semana passada, as lavouras de trigo de inverno dos Estados Unidos continuam mostrando piora nas condições de desenvolvimento, como mostrou o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês) em seu relatório semanal de evolução de safra divulgado nesta segunda, dia 19. Até o último domingo, 29% da área estava em condições boas a excelentes, ante 30% na semana anterior.

No Kansas, maior produtor de trigo dos Estados Unidos, apenas 12% da safra está avaliada como boa a excelente, e em Oklahoma o porcentual cai para 5%. Durante a semana passada, investidores apostavam em uma melhora nas condições de safra com o retorno das chuvas às regiões produtoras.

O plantio do milho se acelerou na última semana, e alcança 73% da área prevista para a temporada 2014/2015, avanço de 14 pontos porcentuais em sete dias. O resultado está próximo à média dos últimos cinco anos, de 76%. Há um ano, 65% da área estava semeada.

Produtores implantaram 33% da área de soja prevista para a safra 2014/2015, ainda conforme o USDA, atrás da média de 38% dos últimos cinco anos. No entanto, os trabalhos no campo devem ganhar ritmo nesta semana, com previsão de redução do volume de chuvas em regiões produtoras.

No caso das lavouras de algodão, o plantio alcança 46% da área, em linha com a média de 48% dos últimos cinco anos.

Agência Estado