Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Usimat retoma plano de produzir etanol de cereais em Mato Grosso

Destilaria pretende processar cem mil toneladas de sorgo granífero e milhoA Destilaria Usimat, em Mato Grosso, retomou os planos de processar cem mil toneladas de sorgo granífero e, principalmente, milho para produção de etanol na temporada 2013/14. Inicialmente, a empresa pretendia utilizar esse volume no ciclo 2012/13, mas a escalada das cotações do milho, após a quebra de safra dos Estados Unidos, frustrou o planejamento da usina, a primeira flex de etanol do Brasil. Agora, a situação está mais favorável.

De acordo com o diretor da Usimat, Sérgio Barbieri, hoje a saca de milho comercializado na região da usina, oeste do Estado, está em R$ 11, bem abaixo dos R$ 20 observados na última entressafra de cana-de-açúcar. Segundo Barbieri, a destilaria processa os cereais quando as caldeiras para produção de etanol a partir de cana estão ociosas, já que o funcionamento simultâneo demanda muita energia elétrica. No caso da Usimat, esse período vai de novembro a março.

Para a atual temporada, a destilaria espera produzir 37 milhões de litros de etanol a partir de cereais, com uma produtividade de 370 litros por tonelada. No caso da cana, prevê-se um processamento de 800 mil toneladas e produção de 68 milhões de litros de biocombustível – a produtividade deve ser de 85 litros por tonelada.

Instalada em Campos de Júlio, a 600 quilômetros de Cuiabá (MT), desde 2007, a Usimat iniciou a montagem de equipamentos para produção de etanol de milho em 2011. A fabricação desse tipo de biocombustível começou em 2012/13, quando foram produzidos 7 milhões de litros.

Agência Estado
Sair da versão mobile