Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Usina em MT paralisa moagem de cana pela segunda safra seguida

De acordo com o diretor do Sindálcool, como a empresa está distante dos centros consumidores, é inviável buscar novos mercadosA Usina Araguaia, localizada em Confresa (1.160 quilômetros ao nordeste de Cuiabá) decidiu, pelo segundo ano consecutivo, deixar de moer 200 mil toneladas de cana-de-açúcar, em virtude dos baixos preços do álcool na região, que poderiam proporcionar 15 milhões de litros de etanol. O diretor superintendente do Sindicato das Indústrias Sucroalcooleiras de Mato Grosso (Sindálcool), Jorge dos Santos, disse à Agência Estado que a empresa deixou de gerar nesta safra 800 empregos na área industrial e n

De acordo com Santos, como a usina está distante dos centros consumidores, se torna inviável buscar novos mercados, pois o transporte do álcool a uma distância acima de 50 km é impraticável. O fornecimento da cana para outra unidade também está descartado, pois a usina mais próxima da Araguaia fica a mais de 400 km.

O diretor do sindicato afirmou que a paralisação da usina Araguaia não compromete o abastecimento de álcool em Mato Grosso. As 11 usinas que estão em funcionamento devem produzir este ano 240 milhões litros de anidro e 560 milhões de litros de hidratado, além de 450 mil toneladas de açúcar. O Sindalcool estima o consumo interno de etanol em Mato Grosso é de 390 milhões de litros. Grande parte da produção de etanol mato-grossense atende os mercados do Acre, Rondônia e Amazonas. Cerca de 20% vai para mercados do centro-sul.

A Usina Alcoopan, instalada em Poconé (100 quilômetros ao sul de Cuiabá) comunicou ao Sindialcool nesta semana que deve iniciar a moagem da cana nas próxima semanas, desde que consiga financiamento. A Alcoopan, que tem 200 mil toneladas de cana para esmagamento nesta safra, está em processo de recuperação judicial. Outras três usinas encontram-se também em recuperação judicial em Mato Grosso: Pantanal, Jaciara e Libra.

Sair da versão mobile