Usinas de Maharashtra, na Índia, exportaram 240 mil toneladas de açúcar em março

Governo do país autorizou usinas a exportar dois milhões de toneladas de açúcar no ano comercial 2011/2012As usinas de Maharashtra, maior estado produtor de açúcar da Índia, exportaram cerca de 240 mil toneladas entre 1º de dezembro de 2011 e 21 de março de 2012, 53% da cota total liberada de 450 mil toneladas, informou na última semana Ajit Chougule, diretor administrativo da Federação das Usinas Cooperativas de Açúcar do Estado de Maharashtra.

– Nós estamos vendo uma boa demanda de Bangladesh, Sri Lanka e Oriente Médio. Nós embarcaremos a quantia restante nas próximas duas a três semanas – afirmou ele. A Índia, segundo maior produtor de açúcar do mundo, tem exportado principalmente açúcar refinado, de acordo com Chougule.

O governo autorizou as usinas a exportar dois milhões de toneladas de açúcar no ano comercial 2011/2012, que acaba em 30 de setembro. Um painel ministerial, agendado para esta segunda, dia 26, pode aprovar embarques adicionais para 2011/2012, revelaram no começo da última semana autoridades do Ministério de Alimentação.

As exportações não ganharam força até o fim de janeiro, à medida que as cotações na Índia estavam maiores que as praticadas no mercado internacional neste período. O comércio agora se intensificou com a alta dos preços globais para cerca de US$ 660 por tonelada, ante US$ 600 por tonelada em dezembro, devido às preocupações sobre a oferta no Brasil, principal produtor mundial de açúcar.

O crescimento dos embarques permitirá às usinas com problemas de caixa pagar os produtores, evitando possíveis calotes que levariam os agricultores a mudar para outras safras, disse Chougule. Quando tal situação ocorreu no passado, a Índia apresentou um forte declínio da produção na temporada seguinte. As informações são da Dow Jones.

Agência Estado