Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Usinas precisam passar por fusão ou aquisição, indica relatório do Itaú BBA

Pelo menos 45 unidades de moagem de cana-de-açúcar precisariam passar por algum processo de recuperação, segundo executivo da empresaAinda em dificuldades, o setor sucroalcooleiro encerrou a safra 2012/2013 com 45 usinas, responsáveis pelo processamento de cerca de 10,5% da safra de cana-de-açúcar da região Centro-Sul do país, que precisam "passar por algum tipo de fusão ou aquisição". A avaliação é do diretor Comercial para Açúcar e Etanol do Itaú BBA, Alexandre Enrico Figliolino.

De acordo com levantamento apresentado pelo executivo, outras 45 usinas, com representatividade de 18% na moagem da região, necessitam de algum tipo de recuperação; 43 (35%) têm endividamento adequado e 14 indústrias (36,5%) apresentam pleno acesso ao capital.

– A tendência de as empresas irem se avermelhando é inexorável – afirmou Figliolino, referindo-se às dificuldades enfrentadas pelo setor.

Segundo ele, o crescimento na produção de açúcar e etanol no Brasil será por meio da ampliação de usinas, nos chamados projetos brownfields, em detrimento da construção de novas unidades, nos greenfields.

Ainda de acordo com o executivo do Itaú BBA – cuja carteira de clientes reúne 68 grupos sucroalcooleiros -, a rentabilidade com as operações de açúcar VHP (bruto, de alta polarização) deve ser negativa em 3% na safra 2013/2014. De acordo com ele, os preços da commodity estão abaixo do custo operacional das usinas.

Sair da versão mobile