Segundo o presidente da Associação de Pequenos Produtores de Ibiúna, no interior de São Paulo, Geraldo Magela, é necessário uma adaptação da cabeça do produtor para passar da produção convencional para a orgânica.
– Esse produtor precisa começar a pensar orgânico, ele tem que se adaptar. Ele te que reaprender, porque no passado ele já fazia isso – afirma Magela.
Segundo o presidente da Associação, o momento dos orgânicos é bom, é uma fase de expansão. No entanto, é necessária uma maior fiscalização do uso de agrotóxicos nas lavouras. Segundo Magela, é muito comum encontrar produtores utilizando defensivos sem cuidado e controle adequados.
– Nós não temos controles efetivos na nossa produção. O produtor usa o que ele quer usar, da forma que ele quer usar. Precisamos que nossos produtos sejam verificados, sejam acompanhados e sejam fiscalizados. Para que a gente possa realmente mostrar para esse consumidor que há uma grande diferença e isso é importante para a nossa saúde – disse o presidente da Associação.
Assista à entrevista com Geraldo Magela: