Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Uso de agrotóxicos nas lavouras precisa ser mais fiscalizado, diz Associação de Pequenos Produtores

Presidente da entidade acredita que é necessária a conscientização do produtor para passar da produção convencional para a orgânicaA produção de alimentos orgânicos ganhou destaque nos últimos dias por causa de um balanço da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que apontou altos índices de agrotóxicos na agricultura, especialmente em produtos como o pepino e o morango. A divulgação causou apreensão entre os consumidores, cada vez mais preocupados com a origem e as condições de produção dos alimentos.

Segundo o presidente da Associação de Pequenos Produtores de Ibiúna, no interior de São Paulo, Geraldo Magela, é necessário uma adaptação da cabeça do produtor para passar da produção convencional para a orgânica.

– Esse produtor precisa começar a pensar orgânico, ele tem que se adaptar. Ele te que reaprender, porque no passado ele já fazia isso – afirma Magela.

Segundo o presidente da Associação, o momento dos orgânicos é bom, é uma fase de expansão. No entanto, é necessária uma maior fiscalização do uso de agrotóxicos nas lavouras. Segundo Magela, é muito comum encontrar produtores utilizando defensivos sem cuidado e controle adequados.

– Nós não temos controles efetivos na nossa produção. O produtor usa o que ele quer usar, da forma que ele quer usar. Precisamos que nossos produtos sejam verificados, sejam acompanhados e sejam fiscalizados. Para que a gente possa realmente mostrar para esse consumidor que há uma grande diferença e isso é importante para a nossa saúde – disse o presidente da Associação.

Assista à entrevista com Geraldo Magela:

Sair da versão mobile