Uso de agrotóxicos em pequenas propriedades no Maranhão será fiscalizado

Ações educativas poderão resultar em atos punitivos, inclusive com aplicação de multasA Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged) está iniciando um trabalho de fiscalização do uso de agrotóxicos, por amostragem, em pequenas propriedades rurais. A fiscalização já é feita em grandes propriedades, principalmente no sul e no centro-oeste do Estado, onde existem grandes produtores de soja e de cana-de-açúcar.

A informação foi dada pela coordenadora de Defesa Vegetal da Aged, Filomena Antonia de Carvalho. Como são 217 municípios no Maranhão, ela avaliou que o trabalho “será de formiguinha”.

Inicialmente, haverá ações educativas que poderão resultar em atos punitivos, inclusive com a fixação de multas, após a abertura de processos administrativos que serão encaminhados ao Ministério Público, “porque alguns devem ser julgados como crime ambiental”, disse Filomena Carvalho.

A Aged realiza desde 2003 o projeto Fazendo Educação, voltado aos alunos do terceiro e do quarto ano do ensino fundamental da rede pública da zona rural. O objetivo é dar aos estudantes noções sobre o uso correto de agrotóxicos, controle e prevenção de pragas em vegetais e controle de enfermidades animais.

A ideia é transmitir informações para que os alunos percebam a importância da sanidade animal e vegetal e da preservação da saúde e do meio ambiente.

O projeto é solicitado quando ocorre evento em algum município do interior maranhense, em dias de campo ou exposições agropecuárias, informou Filomena. O projeto é composto de um teatro de bonecos e uma cartilha, na qual se baseia a palestra que é dada aos estudantes em linguagem acessível.

? A criança assiste ao teatro, vai para a palestra e recebe a cartilha. Ela faz um pré-teste e depois um pós-teste ? conta Filomena.

De 2003 até o ano passado, o projeto Fazendo Educação beneficiou 46.002 alunos de 422 escolas, em 182 municípios maranhenses.