Defensivo para controle da lagarta Helicoverpa armigera pode ser usado nas culturas da soja, milho, algodão e feijão enquanto durar a autorização do Ministério da Agricultura
O governo de Goiás autorizou o uso do benzoato de emamectina no estado, para controle da lagarta Helicoverpa armigera. Segundo o documento, o benzoato poderá ser utilizado de forma controlada enquanto perdurar a situação de emergência fitossanitária para a praga em Goiás.
A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) vai controlar todo o processo de compra, transferência, estoque e devolução das embalagens e sobras de produtos. Foram permitidas aplicações para as culturas de soja, milho, algodão e feijão.
Produtores rurais e responsáveis técnicos devem comunicar a ocorrência da H. armigera e requerer a habilitação de uso do benzoato por meio do Sistema de Defesa Agropecuária de Goiás (Sidago), disponível neste link.
A quantidade de produto solicitada deve atender ao limite de duas aplicações por área cadastrada. Fiscais estaduais agropecuários vão analisar e homologar os pedidos e a aquisição dos defensivos será feita diretamente com empresas importadoras.
– A reivindicação do produtor para usar o benzoato sempre foi legítima, pois sabemos o quanto a H. armigera é uma praga de difícil controle. Devido ao impasse com o Ministério Público a efetiva liberação demorou muito para ocorrer. Não deixamos se pressionar e agora conseguimos. Essa é uma vitória do nosso setor – comenta o presidente da Aprosoja-GO, Bartolomeu Braz Pereira.
Com informações da Aprosoja-GO