Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Uso racional do solo ajuda a reduzir custos e evitar prejuízos

Fitopatologista do Iapar foi premiado por comprovar eficiência do plantio direto e da rotação de culturasOs analistas afirmam que a crise financeira internacional não vai afetar safra atual, mas provavelmente a de 2009/2010. Como o produtor rural trabalha hoje pensando no amanhã, já deve ficar atento para alternativas que ajudem a reduzir custos e evitar prejuízos. Uma delas é a adoção de técnicas conhecidas, mas que nem sempre são valorizadas.

No início deste mês, o fitopatologista Yeshwant Metha, do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), foi premiado por desenvolver inovações fitossanitárias para o trigo e o algodão. Metha comprovou a eficiência de métodos como o plantio direto e a rotação de culturas na redução de doenças e pragas das lavouras.

O fitopatologista afirma que a maioria das doenças e pragas das lavouras surge por falta de uso racional do solo. De acordo com suas pesquisas, o plantio direto e a rotação de culturas são apenas dois cuidados que o agricultor deve ter se busca produtividade. Mas, o uso de sementes certificadas, de variedades resistentes a doenças e pragas e a aplicação racional de produtos químicos também fazem parte da lista.

Yeshwant Metha chegou ao Brasil há mais de 30 anos para pesquisar soluções para problemas do trigo, algodão e soja. Ele conta o auxílio de pesquisadores que avaliam, entre tantos experimentos, a eficácia dos fungicidas frente às mutações e adaptações provocadas por práticas inadequadas na agricultura.

Sair da versão mobile