“O contexto energético, as perspectivas do pré-sal e o modelo de organização da indústria no Brasil” será o seminário de abertura na Escola Politécnica.
A palestra inicial, como tema “A energia no mundo atual e o pré-sal”, será proferida pelo professor José Goldemberg, do Programa de Pós-Graduação em Energia da USP.
“O cenário energético mundial e as novas descobertas de petróleo”, com Nebojsa Nakicenovic, diretor do Global Energy Assessment, “Mercado mundial de petróleo”, com James Williams, da WTRG Economics, e “A Petrobras e o pré-sal”, com José Sergio Gabrielli de Azevedo, presidente da Petrobras, serão algumas das outras palestras do seminário.
O evento no dia 1º contará também com a inauguração do Tanque de Provas Numérico (TPN) da USP, um laboratório de pesquisa em mecânica computacional, computação científica e visualização integrado a um calibrador físico hidrodinâmico.
O TPN integra a Rede Galileu, criada pela Petrobras para possibilitar a solução dos desafios da produção e exploração de óleo e gás offshore. O novo laboratório será coordenado pelo professor Kazuo Nishimoto, do Departamento de Engenharia Naval e Oceânica da Escola Politécnica da USP.
O seminário será realizado no Edifício Engenheiro Mário Covas Jr., Prédio da Administração da Escola Politécnica, Av. Prof. Luciano Gualberto Trav.3, n° 380, Cidade Universitária.
O evento será transmitido pela internet no endereço www.iptv.usp.br. O ciclo tem coordenação do professor Ildo Luis Sauer, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Energia da USP.
Mais informações e inscrição: www.iea.usp.br/inscricao/form8.html