A vacinação contra o novo coronavírus começou no Rio Grande do Sul. O estado recebeu 341 mil doses da vacina Coronavac, desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, nesta segunda-feira, 18. Em cerimônia do governo, foram vacinados cinco gaúchos, que representam os grupos prioritários desta primeira fase: profissionais da Saúde, indígenas e idosos a partir de 60 anos que moram em instituições, como asilos.
“É apenas o primeiro passo de uma grande jornada, mas toda grande caminhada começa com um primeiro passo”, afirma o governador Eduardo Leite. Ele garantiu que o governo gaúcho trabalhará para que o Brasil avance na produção de doses das vacinas aprovadas pela Anvisa, o que também inclui o imunizante desenvolvido pela Fiocruz em parceria com a Astrazeneca/Universidade de Oxford.
Na manhã desta terça-feira, 19, foi dado o segundo passo: parte do lote da vacina foi embarcado em um avião e em caminhões com destino ao interior do Rio Grande do Sul, para que o imunizante seja distribuído rapidamente entre os municípios. Estão sendo encaminhadas 170,8 mil doses. A outra parte será enviada depois, no meio da segunda dose, que deve ser aplicada entre duas e quatro semanas após a primeira dose.
Eduardo Leite afirma que toda a logística e infraestrutura foi garantida para que a vacinação ocorra sem problemas.
“Temos transporte aéreo para chegar nas coordenadorias mais distantes e terrestre para as mais próximas. Planejamos que todas as vacinas estejam nas sedes das coordenadorias nesta terça, para que elas façam a repartição para os municípios. Cada município busca a sua dose. Pelo planejamento, dia 20, quarta-feira, todos os municípios estarão vacinando”, afirma a secretária de Saúde do Rio Grande do Sul, Arita Bergamann.
- ‘Falta de matéria-prima pode prejudicar calendário de vacinação’
- Estados começam vacinação contra Covid-19 nesta segunda; veja perspectivas
“Todos os municípios do estadão vão estar contemplados com a vacina”, complementa a presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), Cláudia Regina Daniel.