O governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia destacou a importância do projeto para o Estado, uma vez que permitirá a diminuição das importações, agregando valor aos produtos brasileiros.
Durante a solenidade, o governador e o presidente da Vale, Murilo Ferreira, também assinaram aditivo ao protocolo de intenções da Vale Fertilizantes em Uberaba, que vai representar o acréscimo de R$ 190,8 milhões aos investimentos previstos anteriormente, totalizando R$ 462 milhões. O protocolo foi assinado em 2008, quando a Vale adquiriu a Fosfértil, que passou a ser chamada Vale Fertilizantes. A expansão da Vale em Uberaba propiciará a criação de 92 empregos diretos e 280 indiretos.
O projeto de Uberaba prevê a ampliação das plantas de ácido fosfórico, de ácido sulfúrico e de produtos fosfatados de alta concentração. O investimento permitirá ainda aumentar em 5,3 MW a autogeração de energia elétrica no complexo industrial, significando a auto-suficiência do investimento.
O presidente da Vale, Murilo Ferreira, destacou a importância dos projetos para a produção de alimentos.
? Quando o projeto entrar em operação, substituirá a enorme quantidade de produtos importados, de fertilizantes subordinada à comercialização brasileira. Isso vai reduzir substancialmente a dependência do setor de fertilizantes com a importação. Isso com mais alegria, especialmente nesse momento de incerteza por todo o mundo, significa mais empregos para toda a cadeia da agricultura brasileira, tão eficiente, notavelmente eficiente. Significa mais alimentos, traz dignidade à pessoa humana e mais desenvolvimento para nossa querida Minas Gerais e para o Brasil ? disse.