Desde o dia 30 de maio, o preço cobrado para entregar uma tonelada da oleaginosa subiu demasiadamente e não caiu mais. Confira a tabela completa com outros municípios!
Daniel Popov, de São Paulo (SP)
A incerteza causada pelo tabelamento dos fretes segue trazendo impactos negativos nos valores do transporte da soja no Brasil. Em alguns trechos gasta-se até 65% a mais para transportar o grão, segundo levantamento da consultoria Safras & Mercado.
Hoje, o frete da tonelada da soja saindo de Primavera do Leste (MT) e chegando ao porto de Paranaguá (PR), custa R$ 330, ou seja, 65% a mais que há um ano atrás. Esta alta também é bastante elevada quando se comparada ao valor praticado no final de maio (R$ 245), elevação de 35% em menos de 10 dias.
Outros dois municípios de Mato Grosso completam a lista de fretes mais caros: Rondonópolis e Sorriso. Em ambos os casos, transportar a tonelada da oleaginosa até o porto de Paranaguá está 60% mais caro.
De Sorriso até o porto de Santos (SP) também não está fácil, e hoje custa algo em torno de R$ 443 por tonelada, quase 53% mais caro que em 2017, quando o mesmo trajeto custava R$ 290.
De passo Fundo (RS), até o porto de Rio Grande, entregar a soja está custando 52% mais caro, a R$ 119 a tonelada. Em 2017, o mesmo trecho, custava R$ 78 por tonelada.