O segmento de grãos apresentou aumento de produção em decorrência de expansão da área e de incremento da produtividade. O único grupo com queda é o de produtos para indústria.
– As reduções dos preços de laranja para indústria e do café são os fatores que mais impactam a queda do valor da produção de produtos para a indústria – afirmam Alfredo Tsunechiro, Paulo José Coelho, Denise Caser, Carlos Bueno, Eder Pinatti, Danton Bini e Eduardo Castanho Filho, autores do artigo da IEA.
Os produtos que registraram maior crescimento de valor, em termos relativos, foram: repolho (99,7%), batata (97,4%), trigo (88,9%), batata doce (77%), pimentão (75,8%), melancia (61,3%) e beterraba (59%). As maiores quedas foram apresentadas pelo triticale (44,8%), café (44,1%), laranja para indústria (29,2%), algodão (27,6%).
O valor da produção da cana-de-açúcar, principal produto da agropecuária paulista, caiu 2,1% em 2013, devido à redução dos preços, a qual não foi compensada pelo aumento da produção. A participação da cana-de-açúcar no valor da produção agropecuária total do Estado situa-se em 46,7%, ligeiramente abaixo do valor apresentado em 2012 (48,4%).
>> Veja o estudo completo