A maior parte dos produtos analisados apresenta aumento do valor da produção em 2013. Os maiores destaques até o momento são a batata inglesa, com alta de 27,1 %; feijão, 19,5 %; laranja, 31,3 %; milho, 19 %; soja, 27% e tomate, 49,8 %. Também devem apresentar aumento arroz, banana, cana-de-açúcar, fumo e trigo. Poucas culturas apontam para a redução de valor até o momento, como algodão, café e mandioca.
— Esse resultado ainda pode aumentar em 2013. Como a estimativa leva em conta a produção e os preços no mês, é possível que ocorram reajustes durante a safra — afirmou o coordenador de Planejamento Estratégico de AGE do Mapa, José Garcia Gasques, lembrando que o valor previsto em fevereiro ainda é o maior da série histórica do VBP iniciada em 1997.
Os resultados regionais mostram uma redução momentânea do valor da produção no Norte do país, de 1,18%, e crescimento nas demais regiões. O Centro-Oeste e o Sul lideram os aumentos previstos no valor este ano. No Sul, a alta prevista é de 37,4 % e no Centro Oeste de 13,4 %. Vários produtos são responsáveis pelo bom desempenho dessas regiões, como soja, milho, tomate, feijão e frutas.