Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Valorização do dólar faz produtores do Rio Grande do Sul anteciparem venda de soja

Sojicultores já negociaram entre 15% e 20% do grão que será colhido somente no próximo anoTerceiro maior produtor de soja do Brasil, o Rio Grande do Sul presencia uma mudança no comportamento dos produtores. Influenciados pela recente guinada do dólar, os sojicultores já negociaram entre 15% e 20% da soja que será colhida somente no próximo ano.

Segundo estimativa da Safras & Mercado, 1,725 milhão de toneladas já foi comercializada. A Brasoja estima um percentual de 20%. Uma situação bem diferente do mesmo período do ano passado, quando apenas 7% da safra já havia sido vendida.

? A Bolsa de Mercadorias de Chicago estava pagando valores atrativos e as vendas foram muito maiores este ano ? diz o diretor de produção da Safras & Mercado, Flávio França Júnior.

Baseado no bom momento do câmbio ? apesar de essa quarta, dia 28, o grão ter fechado em queda ?, o agricultor Vitor De Conti, de Santa Rosa, comercializou quase a metade da soja, antes mesmo de plantar. Nos 300 hectares da propriedade, 45% já estão comprometidos.

? Consegui R$ 50 para a saca do grão que ainda nem plantei. Achei vantajoso já que só vendi o que tenho certeza que colherei em 2012, mesmo que o tempo não colabore ? resume De Conti, que já vendeu 7,5 mil sacas antecipadas e com o dinheiro pagará o financiamento bancário.

O agricultor relata que os preços valorizados no mercado e o medo de uma nova crise financeira foram os motivadores, opinião compartilhada pelo consultor de agronegócio Carlos Cogo. Segundo o especialista, a venda antecipada ? geralmente usada para exportação ? não é uma cultura gaúcha, ao contrário de Mato Grosso, onde a pratica atinge 50% da produção.

Sair da versão mobile