? Bem conduzido, com plantio direto, o produtor consegue segurar a umidade do solo de quatro a cinco dias. Quando a umidade fica baixa ele para, pois fica duvidoso ? diz Nelsi Pasin, agrônomo.
No Triângulo Mineiro, as chuvas estão irregulares e localizadas. Cada produtor fica atento à quantidade de água que cai na fazenda. A umidade do solo ideal para iniciar a safra com segurança é alcançada quando chove em torno de 100 milímetros em um período que varia de sete a 10 dias, mas o agricultor prefere arriscar.
Na semana passada, o produtor Marcelo Resende resolveu sair testando as plantadeiras mesmo com pouca umidade no solo. Fez isso por duas vezes, mas só agora pode dar continuidade no plantio mesmo sem atingir o volume de chuva recomendado.
? Tinha 30 milímetros. Para deixar o maquinário em ordem eu tentei soltar o plantio, mas fiz um hectare de cada máquina, e tive que parar porque o solo não tinha condições de plantio. Estava muito duro. Eu voltei com 42 milímetros, mas também não estava legal ? declara Marcelo Resende.
Resende vai plantar 356 hectares de milho e 324 de soja. O produtor estava arriscando o plantio sem as condições ideais por causa do milho. Para os técnicos, o melhor resultado para essa cultura vem para quem consegue formar a lavoura com eficiência no início do mês de outubro.
? Mesmo plantando agora na segunda quinzena de outubro a gente tem esperança que ainda vai ser um bom ano ? diz.