A Petrobras disse que o vazamento foi no trecho de superfície da linha de serviço do poço ABL-08, interligado ao navio-plataforma P-50, no campo de Albacora Leste, na Bacia de Campos, mas a produção foi retomada em seguida.
? Imediatamente foi acionado o Plano de Emergência, com o deslocamento da brigada de incêndio e das equipes para os pontos de reunião para assegurar a máxima proteção dos trabalhadores, do meio ambiente e da unidade ? informou a estatal brasileira do petróleo.
Ainda segunda a Petrobras, às 11h45min, quando o vazamento foi estancado as equipes retornaram para seus postos. Foi informado que a situação foi informada às autoridades competentes e que a produção já está normalizada. A Petrobras iniciou a apuração das causas do vazamento.
Maior unidade de produção em operação no país, a P-50 é responsável pela extração de 180 mil barris diários de petróleo equivalente (petróleo e gás), cerca de 10% de toda a produção nacional ? hoje superior a dois milhões de barris dia.
No último dia 19, um incêndio já havia paralisado a produção da plataforma de Cherne 2, também instalada na Bacia de campos, mas que já foi retomada.