Regiões já estão autorizadas a iniciar a semeadura da soja na safra 2016/2017
A partir de hoje, os sojicultores de Goiás, Minas Gerais, Tocantins, Distrito Federal e parte do Maranhão estão autorizados a iniciar o plantio de soja da safra 2016/2017. O vazio sanitário foi instituído para prevenir o aparecimento de ferrugem asiática, a principal doença da cultura.
Os municípios do maranhão autorizados, já que por lá existe uma divisão de regiões e datas de vazio sanitário, são Alto Mearim, Balsas, Grajaú, Imperatriz e Porto Franco. O vazio vai do dia 1 de agosto até 30 de setembro.
A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), explica que esse período entre as safras tem o objetivo de quebrar o ciclo de vida do fungo que causa a doença. Juntamente com a aplicação preventiva de fungicidas pelos produtores, temos conseguido evitar que a ferrugem se espalhe na lavoura de soja.
Já em Goiás, por enquanto, o vazio sanitário ainda vai até o dia 30 de setembro. A antecipação do fim do vazio para 15 de setembro é uma demanda recorrente de produtores do extremo Sudoeste goiano. Eles defendem a padronização do calendário de plantio com o Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul. Enquanto isso não acontece, o plantio segue autorizado somente a partir do dia 1 de outubro.
Minas Gerais, Tocantins, Distrito Federal também passam estão autorizados a plantar. Entretanto algumas destas regiões ainda aguardam chuvas para iniciar a semeadura.