EM ALTA

Veja como o café arábica iniciou na bolsa de NY nesta segunda (16)

Grão é sustentado pela desvalorização do dólar, frente a outras moedas; preços instáveis do petróleo atuam como fator de pressão

café
Foto: Tobias Ferraz/Canal Rural

O café arábica opera com preços mais altos na sessão eletrônica da Bolsa de Mercadorias de Nova York (ICE), na manhã desta segunda-feira (16).

Em sessão volátil, o mercado tenta manter os ganhos da sessão da sexta-feira (13). O dólar mais fraco frente a outras moedas correntes dá suporte para o grão. Já a volatilidade nos preços do petróleo atua como fator de pressão.

Os contratos com entrega em dezembro/23 operam a 154,95 centavos de dólar por libra-peso, alta de 0,05 centavo ou 0,03%.

Na sexta-feira, o café arábica encerrou as operações com preços acentuadamente mais altos.

As cotações foram sustentadas no dia pela subida do petróleo e por uma boa recuperação técnica após recentes perdas. O mercado recuperou a linha de US$ 1,50 a libra-peso. Segundo traders, preocupações com a safra brasileira de 2024 persistem, diante das chuvas irregulares e elevadas temperaturas em grande parte do cinturão cafeeiro do país.

No balanço da semana, o contrato dezembro acumulou alta de 6,1%.

Os contratos com entrega em dezembro/2023 fecharam o dia a 154,90 centavos de dólar por libra-peso, alta de 5,60 centavos, ou de 3,7%. A posição março/2024 fechou a 155,15 centavos, alta de 5,15 centavos, ou de 3,4%.

*Sob supervisão de Henrique Almeida

__

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.