Veja fotos e vídeos de granizo que arrasou lavouras de soja no Rio Grande do Sul

Um dos produtores afetados pelo clima adverso estima que 80% da área de 200 hectares foi perdida: “Todas as folhas estão no chão, é uma tristeza de ver”

Daniel Popov, de São Paulo
A queda de granizo em alguns municípios do Rio Grande do Sul arrasou algumas lavouras de soja. O fato aconteceu entre quinta (dia 8) e esta sexta. Um dos produtores estima que perdeu quase 80% dos 200 hectares afetados.

Você já viu?

O produtor Rudi Darlan Bandera, plantou 440 hectares de soja no município de Cruz Alta, no Rio Grande do Sul. Segundo ele, nesta quinta a tarde em questão de uma hora, a granizo destruiu boa parte de suas lavouras. “Acredito que 200 hectares foram afetados, e desse total, 80% não tem mais condições de recuperação. Caíram todas as folhas e vagens. Uma cena muito triste, que não gosto nem de relembrar”, diz Bandera.

Bandera acredita que na próxima semana, com a soja partindo para o final, ou seja, secando, ele conseguirá saber o prejuízo completo. “Eu até tenho seguro, mas ele só vai amenizar o problema, né. Será mais um ano de dificuldades, colhendo menos do que o custo total. Uma tristeza total”, conta o produtor.

Outro caso que também rodou nos grupos de WhatsApp aconteceu no município de Santo Antônio do Planalto (RS), a 130 quilômetros da fazenda de Bandera. Por lá as imagens das pedras de granizo surpreendem, justamente pelo tamanho e estrago que elas causaram. As fotos foram tiradas pelo produtor Adilson João Müller, vizinho da área afetada.

“Estava lá quando aconteceu, junto com o Paulo, que é dono da área afetada. Foram uns 200 hectares atingidos e um prejuízo de pelo menos 20%”, afirma Müller.

 

Veja mais notícias sobre soja