O novo secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Seneri Paludo, afirma que o governo quer revitalizar o Programa de Modernização da Frota de Tratores Agrícolas e Implementos Associados e Colheitadeiras, o Moderfrota, no próximo Plano Safra, que deve ser lançado em maio. O plano também deverá vir com mais recursos do que no ano passado, quando foram disponibilizados R$ 136 bilhões. Leia mais.
2) Produtores de Mato Grosso investem na construção de silos individuais
Nas propriedades sem silos, o processo de colheita começa e termina com perdas desde a lavoura até o destino da comercialização. A deficiência na armazenagem faz com que as perdas na safra de grãos somem valores muito altos. Os cálculos se aproximam dos R$ 15 bilhões, sem levar em conta os gastos com a logística de transporte. Leia mais.
3) Produtores que investem em armazéns próprios obtêm vantagem competitiva
Com a destinação de recursos do governo federal para a armazenagem no Brasil, a intenção de cooperativas e de produtores em investir no negócio aumentou. A indústria também se beneficiou e com o uso da tecnologia e já trabalha em novos projetos para aumentar a eficiência dos silos. Leia mais.
4) Paraná quer erradicar árvore ornamental que hospeda bactéria do greening
Uma campanha no Paraná quer erradicar uma planta ornamental muito comum na cidade, mas que é um problema para o campo. É a murta, a árvore que serve de hospedeiro para a bactéria do greening, a principal praga na citricultura. Em um município do norte do Estado, as plantas vão ser substituídas por outras espécies. Leia mais.
5) Custo de produção de soja deve subir de 2% até 25% no Brasil
Os custos de produção na cultura da soja estão em alta no mínimo há cinco safras. Para o plantio 2014/2015 a estimativa é de que fique até 25% mais caro produzir soja em Mato Grosso, o maior produtor de grãos do país. Já no Rio Grande do Sul, os gastos com a safra 2014/2015 subiram em pouco mais de 2% na comparação com a safra 2013/2014. Os gastos com insumos como sementes e defensivos aparecem como os vilões nas estatísticas. Leia mais.