Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Vem geada por ai: confira a previsão do tempo para o final de semana

Segundo a meteorologia, tirando esta sexta, dia 15, os estados do Sul tem boa chance de registrar geadas até domingo. Sudeste e Centro-Oeste com chuvas

O avanço de uma frente fria sobre o centro-sul do país deixa o tempo instável e favorece a formação de muita nebulosidade sobre os estados do sul. A chuva ocorre de forma isolada e tem intensidade fraca, atingindo principalmente as faixas litorâneas. No extremo sul as temperaturas caíram bastante no decorrer das últimas horas e tem condição para formação de geada. Em contrapartida, na metade norte do país as temperaturas seguem amenas e o predomínio é de tempo firme, sendo as exceções o litoral leste do nordeste, onde chove com intensidade fraca, e também na região Norte do país, com pancadas de chuva no oeste do estado do Amazonas.

SUL

O frio ganha intensidade no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Pode gear nas áreas de serra e na metade sul do estado gaúcho de maneira generalizada. Já nas demais regiões do Rio Grande do Sul, a possibilidade de geada é menor, mas existem condições favoráveis para ocorrência do fenômeno. Entre o norte catarinense e o Paraná novamente tem instabilidades e previsão para pancadas de chuva ao longo do dia. Na metade norte do Paraná tem muitas nuvens e o sol quase não aparece ao longo do dia. E a chuva pode ocorrer a qualquer momento. À tarde a sensação ainda será de frio, mesmo onde tem predomínio de sol. O frio aumenta novamente durante a noite

SUDESTE

As instabilidades perdem força, mas ainda tem muitas nuvens, especialmente no leste paulista e no Rio de Janeiro. Nestas áreas o sol aparece por breves períodos ao longo do dia e a sensação térmica segue baixa. No centro-oeste e norte paulistas a chance para chover é menor, mas o céu fica nublado. No amanhecer e também durante a tarde a sensação será de frio. Já no centro-norte mineiro não deve chover e o sol aparece, ajudando a elevar as temperaturas na parte da tarde. A agitação marítima diminui e não há mais alerta para ressaca.

CENTRO-OESTE

Já não há mais condição para chover em nenhuma área do Centro-Oeste. Apenas variação da nebulosidade no interior do Mato Grosso e no sul de Goiás. No Mato Grosso do Sul o frio do amanhecer aumenta ainda mais, porém, sem risco para ocorrência de geada. O frio aumenta também na metade sul do Mato Grosso.

NORDESTE

A chuva ganha intensidade novamente nas áreas do litoral nordestino, mas não há condições para volumes expressivos. As pancadas podem ocorrer a qualquer hora do dia, sempre alternada por períodos de tempo mais firme que favorecem a rápida elevação das temperaturas ao longo do dia. No interior da região o tempo fica firme, por causa de uma massa de ar seco que dificulta a formação das nuvens carregadas. As temperaturas ficam ainda mais elevadas.

NORTE

A região Norte tem condições para chuva principalmente na faixa norte, onde os acumulados tendem a ser significativos no oeste do Pará. Além disso, a faixa sul da região Norte não tem condições para chuva, mas a sensação de frio aumenta um pouco.

Sábado

SUL

Grande parte do Rio Grande do Sul, serra de Santa Catarina e oeste catarinense têm condições para formação de geada nas primeiras horas do dia. Nestas áreas a geada pode ser moderada. O risco é menor para o oeste e o litoral do Rio Grande do Sul. No leste do Paraná e no centro-leste de Santa Catarina as nuvens carregadas podem provocar chuva, principalmente no fim da tarde. A agitação marítima diminui na costa de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul

SUDESTE

As temperaturas do amanhecer ainda seguem baixas em São Paulo e na Serra da Mantiqueira. Por conta de ventos que sopram do mar, a condição para chuva continua principalmente na faixa leste de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Na faixa norte do Estado de São Paulo, linhas de instabilidade se formam no período da tarde e provocam pancadas de chuva de intensidade moderada, sem risco para transtornos.

CENTRO-OESTE

Um sistema associado à frente fria no litoral do Sudeste, leve nebulosidade para grande parte do Mato Grosso do Sul e uma pequena faixa no extremo sudeste do Mato Grosso. Nas demais áreas, o tempo seco e com poucas nuvens predomina.

NORDESTE

O tempo continua com pancadas de chuva isoladas no litoral da região, com os maiores acumulados se concentrando na faixa norte da região Nordeste. No interior, o tempo seco continua predominando, junto com o calor e a sensação de abafado

NORTE

A região Norte tem condições para chuva principalmente na faixa norte, onde os acumulados tendem a ser significativos no oeste do Pará. Além disso, a faixa sul da região Norte não tem condições para chuva, mas a sensação de frio aumenta um pouco.

Domingo

SUL

O frio segue intenso durante o domingo e ainda há potencial para geada em pontos isolados do Rio Grande do Sul. Com relação a chuva, ventos úmidos do oceano, levam umidade em direção a costa e provocam chuva no extremo nordeste de Santa catarina e faixa leste do Paraná, além de ventos de intensidade moderada em quase todo o litoral sul do Brasil. Nos próximos dias, ventos úmidos do litoral continuam soprando em direção a costa e provocando pancadas de chuva no litoral do Paraná. Além disso, a massa de ar polar perde um pouco de intensidade e a sensação de calor ganha força gradativamente.

SUDESTE

Para os próximos dias, uma região de baixa pressão e uma região de alta pressão, jogam ventos úmidos para a faixa costeira provocando chuva nas faixas leste de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Como a massa de ar polar já vai estar perdendo força, a sensação de frio diminui gradativamente.

CENTRO-OESTE

O frio aumenta em grande parte do Mato Grosso e diminui significativamente no Mato Grosso do Sul, mesmo no período da tarde com o Sol predominando, as temperaturas não sobem muito. A área de chuva diminui e o tempo permanece seco em todos os três estados.

NORDESTE

Os ventos sopram com intensidade moderada à moderada/forte intensidade na faixa litorânea de toda a região nordestina. A chuva continua predominando nesta mesma faixa, com os maiores acumulados se concentrando na faixa central litorânea da Bahia e litoral norte da região

NORTE

A chuva continua concentrada na faixa norte da região, com os maiores acumulados se concentrando em Roraima e no leste do Pará. Estas pancadas de chuva vem seguidas de descargas elétricas e rajadas de vento de vento de intensidade moderada. O frio tende a diminuir e a sensação de abafado predomina na maior parte da região, principalmente na faixa sul.

 

Sair da versão mobile