Vale destacar que tal crescimento se deu sobre a base de 8.540 caminhões vendidos nos nove primeiros meses de 2010 ? que já significavam alta de 45,58% sobre o mesmo período de 2009. Neste ano, até setembro, foram 9.289 caminhões.
No Brasil, o setor de caminhões deve registrar o recorde de vendas de 170 mil unidades vendidas neste ano. Até setembro, o crescimento nacional foi de 15,95%. No Estado, a variação do aumento de caminhões, no período, aproxima-se do crescimento nas vendas de automóveis e comerciais leves, que foi de 10,86%.
Para o presidente da Federação Nacional da Distribuição de Veículos (Fenabrave) de Santa Catarina, Sergio Ribeiro Werner, o crescimento expressivo da venda de caminhões nos últimos cinco anos, com destaque para 2010, tem acompanhado o aquecimento da economia brasileira.
? O Brasil tem um modal de transporte essencialmente rodoviário. Então, o aumento de caminhões nas estradas é proporcional ao volume de commodities agrícolas e minerais no país, que, além disso, também está investindo na infraestrutura para a Copa do Mundo de 2014 ? observa.
O presidente da Fenabrave de SC espera que o setor feche 2011 com crescimento entre 8% e10% no Estado. Ele acredita que, nos próximos anos, as vendas deverão evoluir proporcionalmente ao PIB brasileiro, crescendo o dobro da economia do país.
O que também deve impulsionar as vendas nos próximos meses é a corrida para comprar veículos com a tecnologia Euro 3, mais barata do que a Euro 5, que adapta os motores para um maior controle na emissão de poluentes e passa a ser obrigatória em 2012. A medida faz parte do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores, do governo federal.
País é o quarto maior fabricante do mundo
Werner destaca que o Brasil já é o quarto maior fabricante de caminhões do mundo. O país abriga oito fábricas e receberá mais uma da Mercedes-Benz no início de 2012 e outras quatro de grupos que vão estrear no mercado brasileiro: as chinesas Foton Aumark, Schacman e Sinotruk e a norte-americana Paccar.
A General Motors, que fechou sua fábrica de caminhões há 10 anos, quer retomar a atividade. A empresa iniciará a produção na sua nova fábrica de motores, em Joinville (SC), no ano que vem. O investimento na unidade, que terá capacidade para 120 mil motores por ano, é de R$ 350 milhões.