Venda de caminhões tem queda de quase 12% em 2009

Apesar disso, ano foi o melhor para o setor automobilístico desde 1957Dezembro foi o melhor mês e 2009 foi o melhor ano para o setor automobilístico desde 1957. A afirmação é da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

O melhor resultado do ano foi o das vendas de automóveis, que tiveram crescimento de quase 13% (12,93%) entre 2008 e 2009. Na comparação de dezembro com novembro, o aumento foi ainda maior, de quase 16% (15,9%). Para a federação, o resultado positivo do setor acompanhou a recuperação da economia brasileira.

Entretanto, o ritmo de crescimento não foi acompanhado pelo setor de caminhões, cujas vendas caíram quase 12% entre 2008 e 2009. De acordo com a Fenabrave, a queda está ligada ao desempenho de setores exportadores, como o agronegócio.

O presidente da entidade, Sergio Reze, diz que as vendas de caminhões só não cresceram por falta de produto. Ele explica que, com a expectativa de um ano ruim, as montadoras seguraram a produção para não acumular estoques.

Para este ano, a Fenabrave está otimista, mesmo com o fim da isenção do IPI, que deve ocorrer em março. A federação prevê um aumento de 13,5% nas vendas de caminhões. No geral da indústria automobilística, o crescimento deve ser de 10%.

Mesmo assim, Reze lembra que o setor vai continuar lutando pela permanência dos incentivos do governo, como a redução do IPI.

? Por que retirar a redução em março? Em Copenhague o governo usou como propaganda a história de que estimula as vendas de carros flex ? lembra presidente da Fenabrave.