Para o diretor-técnico da Unica, Antonio de Padua Rodrigues, “o que mais impressiona nesse cenário é que o consumo total de etanol em maio de 2010 foi superior ao volume consumido em 2009 em 3,7%, com um cenário de preços bastante distinto”.
? Em maio do ano passado o etanol era economicamente competitivo em relação à gasolina em 19 Estados brasileiros, enquanto em 2010 o etanol era competitivo (nesta época) em apenas nove Estados ? acrescentou.
Para Rodrigues, o aumento da frota de veículos “flex fuel” puxou o consumo do etanol mesmo com o combustível economicamente menos vantajoso que a gasolina.
A Unica informou ainda que as vendas de etanol combustível a partir das unidades produtoras do Centro-Sul do País atingiram 1,1 bilhão de litros na primeira quinzena de junho, redução de apenas 1,14% em relação à última quinzena de maio, que, no entanto, tinha um maior número de dias disponíveis para o consumo do produto.
Das vendas totais das unidades do Centro-Sul na primeira quinzena de junho, 977,05 milhões de litros foram destinados ao mercado interno e 127,71 milhões de litros ao mercado externo. Apesar de as exportações permanecerem em patamares muito baixos, o resultado da primeira quinzena de junho representa alta de 23,91% sobre a última quinzena de maio.
No mercado interno, as vendas de etanol hidratado pelas usinas do Centro-Sul na primeira quinzena do mês passado totalizaram 701,82 milhões de litros. Se comparadas as vendas médias diárias do produto, houve alta de 3,22% entre a última quinzena de maio e a primeira de junho: de 45,32 milhões de litros de etanol hidratado por dia, para 46,78 milhões de litros/dia.