Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Venda de máquinas agrícolas no mercado interno deve fechar 2012 com alta de 5%, diz Anfavea

No entanto, exportações registram queda na comparação com o ano anteriorO setor de máquinas agrícolas encerra o ano com saldo positivo nas vendas do mercado interno, com alta de 5% na comparação com o ano anterior, mas com queda na exportação. A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) prevê crescimento para vendas no Brasil em 2013 e pouco avanço no mercado externo. O balanço foi apresentado nesta sexta, dia 7, em São Paulo (SP).

O mercado interno começou a aquecer a partir do mês de setembro, mesmo período em que o governo mudou a taxa de juros do Programa de Sustentação do Investimento (PSI), que passou de 5,5% para 2,5%. A medida estimulou os agricultores a investirem em mecanização.

— Se não tivesse sido anunciado o PSI a 2,5%, a gente teria nesses meses uma venda 10% menor — estima Milton Rego, diretor de Relações Institucionais da Anfavea.

Para 2013, governo prevê R$ 100 bilhões para financiamentos do PSI. A expectativa do setor é de que o processo de transição entre as novas regras do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a partir de 1º de janeiro, não interrompa a aprovação de pedidos.

— A gente espera que isso se dê rapidamente, que não se tenha problema. Com os 3%, que continua sendo uma taxa muito competitiva — afirma o diretor.

Nas exportações, o setor deve fechar 2012 com cerca de 17 mil unidades embarcadas.  Em 2011 esse número chegou a 20 mil. Para 2013, a previsão não é animadora.

Sair da versão mobile