Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Venda de máquinas agrícolas tem desempenho negativo no trimestre

Houve queda de quase 3% em comparação com o mesmo período do ano passadoEnquanto o mercado automobilístico conseguiu um bom resultado no primeiro trimestre do ano, puxado pela redução do IPI, o de máquinas agrícolas teve desempenho negativo no período. A falta de crédito, causada pela crise internacional foi o principal motivo.

Em meio às turbulências econômicas, as vendas de automóveis no Brasil cresceram 3,1% no primeiro trimestre de 2009. Em março, o aumento foi de 36%, em relação ao mês anterior. Para a Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), foi um dos melhores trimestres da história.

Já o mercado de máquinas agrícolas não tem motivos para comemorar. Houve queda nas vendas de quase 3% no trimestre em comparação com o mesmo período do ano passado. O caso mais crítico é o das colheitadeiras: a redução chegou a quase 31%, justamente no momento que a comercialização costuma ser boa, alavancada pela safra de grãos.

Nos primeiros três meses do ano foram vendidas 10,9 mil máquinas agrícolas. Quase 80% das vendas foram de tratores: 8,7 mil unidades. Já colheitadeiras, foram comercializadas menos de mil.

De acordo com o vice-presidente da Anfavea. Milton Rego, o problema é a falta de crédito Segundo Rego, a última renegociação das dívidas que deixou os bancos ainda mais restritivos para conceder crédito.

Ainda de acordo com dados da Anfavea, a produção de máquinas agrícolas automotrizes foi de 5.636 unidades em março, com aumento de 27,9% ante as 4.407 unidades do mês antecedente. No confronto com as 6.634 unidades fabricadas em março de 2008, porém, a produção de máquinas agrícolas teve decréscimo de 15%. No acumulado do trimestre, o resultado também foi de diminuição na produção. Foram fabricadas 14.695 máquinas agrícolas, 22,9% a menos do que nos três primeiros meses de 2008.

O que preocupa ainda mais os representantes da Anfavea são as vendas externas. As exportações de veículos caíram 52% no primeiro trimestre e as de máquinas agrícolas seguiram no mesmo ritmo: reduziram mais de 40%. E o ano de 2009 não deverá fechar muito diferente disso. Para o setor agrícola, a Anfavea estima redução de quase 14% nas vendas e de 23% na produção.

Sair da versão mobile