O comércio de produtos orgânicos no Brasil já conta com mais de 13 mil produtores cadastrados no Ministério da Agricultura e, para facilitar o negócio, muitos deles estão usando a internet para vender o que é produzido ao longo do ano.
A praticidade do comércio eletrônico já atraiu a aposentada Marisa Mercadante, de 70 anos, que faz a compra dos alimentos orgânicos da semana sempre pela internet. No conforto da própria casa, ela escolhe os produtos que vai precisar e, em menos de 48 horas, a entrega chega à sua porta. “Se torna prático porque você tem outras coisas pra fazer na vida também e o tempo que gastaria para fazer as compras acaba usando para curtir a família”, disse.
A bióloga Lídia Medeiros é uma das empreendedoras que apostaram na novidade. Desde janeiro, ela comercializa pela internet mais de 200 variedades de produtos, com o apoio de uma associação de produtores orgânicos do Distrito Federal.
“Eu acredito, pelo o que eu escuto dos meus clientes, que o preço é justo. Os produtos orgânicos, como não são utilizados defensivos químicos, não têm tempo a perder e tudo precisa ser feito de maneira prática.Tudo isso é calculado e os clientes entendem isso”, disse a empresária.
Para a consumidora Marisa, o investimento neste tipo de produto é válido, principalmente para a saúde. “É uma poupança, porque você está comendo uma coisa natural e tendo uma vida saudável”, disse.
As vantagens dos produtos orgânicos não beneficiam apenas empresários e consumidores, mas também os produtores de orgânicos, como Adherbal Jotta. Ele planta alho, café, chalota e frutas em uma área de dois hectares no Distrito Federal e garante que ter uma venda garantida pela internet lhe dá mais segurança. “Quando o produtor não tem quem faça a comercialização por ele, ele tem que comercializar e fica em um dilema: produzir ou comercializar? É uma dificuldade enorme. Então para o produtor e, principalmente no meu caso, é muito importante eu ter um local certo de entrega ou alguém que venha receber o produto na minha propriedade”, disse.
Certificados
A grande dúvida de parte dos consumidores é sobre a garantia de que o produto comprado pela internet é ou não orgânico. A resposta para essa pergunta está na certificação, que vem atestada em um selo na embalagem do produto. “Eu sempre falo: não é o tamanho do produto que vai dizer se ele é ou não orgânico e sim o certificado. A certificação garante que o produtor é auditado e que a nossa água e solo são analisados”, disse Lídia.
Para quem ainda tem dúvida, o coordenador de agroecologia do Ministério da Agricultura, Rogério Dias, indica uma consulta no cadastro nacional de produtos orgânicos. “A gente tem na página a lista com nome e CPF de todos os produtores. Temos ainda um mecanismo de controle, com auditoria, com fiscalizações”, disse.
Caso seja constatada alguma irregularidade envolvendo os produtores cadastrados, o próprio consumidor pode fazer uma denúncia pela ouvidoria do Ministério da Agricultura pelo telefone 0800 704 1995 e o e-mail: [email protected].
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