O Programa Vendas em Balcão de Milho, que irá permitir o acesso de criadores e de agroindústrias de pequeno porte aos estoques públicos do produto, foi anunciado nesta quarta-feira, dia 15, no Palácio do Planalto. Em cerimônia com a presença do presidente Michel Temer, foi definido que serão liberados cerca de 200 mil toneladas de milho para atender os produtores do Nordeste. Outras 50 mil toneladas serão entregues para o restante do Brasil.
O ministro da agricultura, Blairo Maggi, também esteve presente na cerimônia e afirmou que o Brasil está perto de exportar milho para o México. Sem dar detalhes, Maggi disse apenas que faltam acordos sanitários para a realização.
No último ano, o governo federal deu acesso a 25,3 mil pequenos criadores de todo o Brasil a mais de 165 mil tonelada de milhos em grão. A atuação foi forte no Nordeste devido à estiagem. Foram vendidas 91,2 mil toneladas.
Os criadores do estado do Ceará foram os que mais aderiram ao programa, com cerca de 27 mil toneladas. Em seguida, veio o Piauí, com 19,5 mil toneladas.