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Vendas de etanol hidratado sobem 37,71% na primeira quinzena de maio, aponta Unica

Aumento deve-se à recuperação da competitividade do produto diante da gasolinaAs vendas de etanol pelas unidades produtoras das regiões Centro e Sul, acumuladas de 1º de abril até 15 de maio, alcançaram 1,91 bilhão de litros, de acordo com a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica). Do total, somente 51,8 milhões de litros foram destinados à exportação, enquanto 1,86 bilhão de litros foram vendidos no mercado doméstico. Dessa parcela, 934,72 milhões de litros referem-se ao etanol hidratado, e 921,25 milhões de litros ao etanol anidro.

Especificamente em relação ao etanol anidro, as vendas na primeira quinzena de maio totalizaram 327,29 milhões de litros, volume próximo ao registrado na quinzena anterior (316,65 milhões de litros). Já as vendas de etanol hidratado no mercado interno apresentaram um crescimento significativo. Foram comercializados 419,85 milhões de litros na primeira quinzena do mês, alta de 37,71% comparativamente aos 304,88 milhões de litros registrados na última quinzena de abril.

Este aumento das vendas de etanol hidratado deve-se à recomposição dos estoques operacionais pelos agentes de comercialização e à recuperação da competitividade do produto frente à gasolina. Segundo dados publicados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), na última semana (de 15 a 21 de maio), o preço médio do etanol hidratado na bomba no Estado de São Paulo ficou em R$ 1,78 por litro, queda de 19,45% em relação ao observado há sete semanas, quando atingiu o pico de R$ 2,21 por litro.

Em relação ao produtor, a retração de preços foi ainda maior. De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), na semana de 20 a 26  de março o preço do etanol hidratado ao produtor no Estado de São Paulo atingiu o teto de R$ 1,63 por litro. Na última semana (15 a 21 de maio), porém, o valor registrado foi de R$ 0,99 por litro – uma queda de 39,26%.

Consequência dessa queda de preços, o etanol voltou a ser economicamente competitivo em relação à gasolina do tipo C nos Estados de Goiás, Mato Grosso, Paraná e São Paulo.
 

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