Nos primeiros 15 dias de outubro, as vendas de etanol atingiram 825,58 milhões de litros, queda expressiva de 30,1% na comparação com o valor observado em 2010, de 1,18 bilhão de litros. Do total vendido na primeira metade do mês, 147,51 milhões de litros destinaram-se ao mercado externo, e 678,07 milhões ao mercado doméstico.
No mercado doméstico, as vendas de etanol de hidratado atingiram 440,57 milhões de litros e as de anidro 237,5 milhões na primeira quinzena de outubro, queda de 29,38% em relação à última quinzena de setembro devido à redução no nível de mistura do produto na gasolina, que passou de 25% para 20% no início do mês.
? O trabalho de monitoramento constante que vem sendo realizado pelo governo, juntamente com produtores e distribuidores, tem facilitado a antecipação dos problemas de safra e as tendências de demanda, dando maior transparência e previsibilidade aos agentes do mercado ? afirma o diretor técnico da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), Antonio de Padua Rodrigues.
Como resultado, observa-se uma demanda em linha com a oferta esperada de etanol, sem aumentos e reduções abruptas de preço e volume consumido, principalmente nesse período mais próximo da entressafra, concluiu o executivo.