Entre os destaques das vendas estão as regiões Centro-Oeste, responsável por 1,9 milhão de toneladas, e a Sudeste, com 1,5 milhão de toneladas.
Em relação à produção de fertilizantes, o acumulado de janeiro a abril deste ano foi de 2,7 milhões de toneladas, contra 2,2 milhões de toneladas em 2009. Já as importações, no período, registraram 3,5 milhões de toneladas.
Os dados revelam ainda um aumento de mais de 133% na importação de defensivos. Segundo o governo a alta acompanha o aumento na produtividade.
? Para manter o nível de estoque de compensação você precisa importar, não é nada que assuste, mas existe uma demanda crescente evidentemente ? disse o presidente da Câmara de Insumos Agropecuários do Ministério da Agricultura, Cristiano Walter Simon.
O Ministério da Agricultura deve analisar a criação de conselhos regionais de orientação aos produtores de culturas que contam com poucos agrotóxicos registrados. É o caso de flores, hortaliças e leguminosas. A idéia é acelerar a liberação de novos produtos.
? O Ministério da Agricultura se sente com pouco subsídio para poder tomar decisões para os pequenos produtores. A intenção é ter o subsídio dos melhores técnicos possível, seja em extensão ou pesquisa, das empresas e os agricultores e suas associações numa discussão local para saber o que ele precisam ? coordenador-geral de Agrotóxicos e Afins da Secretaria de Defesa Agropecuária, Luís Rangel disse o coordenador-geral de Agrotóxicos do Ministério da Agricultura, Luís Rangel.
Calcário
No mercado de calcário, a expectativa do setor é de que a produção chegue a 21,2 milhões de toneladas, sendo 4,4 milhões de toneladas do Paraná, quatro milhões de toneladas de Minas Gerais e três milhões de toneladas de Mato Grosso.
Pequenas Culturas
Na reunião, Luís Rangel ressaltou a importância da criação de conselhos regionais de suporte fitossanitário nos Estados e de uma comissão nacional para contribuir com informações sobre o registro de defensivos para pequenas culturas (Minor Crops). Para isso, serão avaliadas questões de segurança, eficiência e viabilidade.
? Com esses profissionais, envolvendo produtores, representantes da fiscalização estadual, empresas, extensão rural, pesquisadores e órgãos públicos, pretendemos atender 95% das demandas do setor ? enfatizou.
A Câmara Temática de Insumos Agropecuários encaminhará minuta ao ministro da Agricultura, Wagner Rossi, sugerindo a criação desses conselhos.