Vendas nos supermercados caem de agosto para setembro

Produtos com maiores quedas foram tomate, cebola e batataAs vendas dos supermercados em setembro em comparação com agosto, apresenta queda de 0,75%, de acordo com o Índice Nacional de Vendas (INV), divulgado nesta terça, dia 25, pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Porém, se comparada ao mesmo mês de 2010, as vendas em setembro aumentaram 3,7%. No acumulado deste ano, a alta atinge 4,21% na comparação com os primeiros nove meses de 2010.

? Em setembro, as vendas mantêm a trajetória de crescimento, reflexo da estabilidade econômica que vive o país, com baixo desemprego e melhores níveis salariais. Nossa expectativa é que essa tendência se estenda até o final do ano ? disse o presidente da Abras, Sussumu Honda.

Em setembro, a cesta de 35 produtos de largo consumo da Abras apresentou alta de 1,36% em relação a agosto. Na comparação com setembro de 2010, a cesta aumentou 10,71% – de R$ 276,77 para R$ 306,42.

Os produtos cujas vendas mais cresceram em setembro, na comparação com agosto, foram leite longa vida (4,9%), queijo prato (3,13%) e café torrado e moído (3,11%). Os produtos com maiores quedas foram tomate (-7,47%), cebola (-6,13%) e batata (-2,5%).

De acordo com a Abras, o setor supermercadista brasileiro espera um aumento, em faturamento, de 15,6% nas vendas de fim de ano, em relação ao mesmo período do ano passado.

? Contamos com um momento de estabilidade econômica e perspectivas de crescimento da renda do brasileiro em 2012, com aumento do salário mínimo. Com isso, é natural concluir que a mesa será mais farta nas festas natalinas ? avaliou Sussumu Honda.

Os supermercados brasileiros aumentaram as encomendas de praticamente todos os produtos típicos do Natal, em relação ao mesmo período do ano anterior. Os destaques são cerveja, com aumento de 16,8% nas encomendas, frutas nacionais da época (16,3%) e refrigerante (16,1%).