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Vendas de suco de laranja registram queda de 5,4% nos Estados Unidos

Participação do produto brasileiro no consumo americano também vem caindo, diz CitrusBRAs vendas de suco de laranja continuam em queda livre nos Estados Unidos, segundo principal destino das exportações brasileiras do produto. Os últimos dados da consultoria Nilsen, que observam as últimas quatro semanas com término em 26 de outubro, mostram novo recuo de 5,4% nas vendas. O preço observado nas prateleiras, em média também caiu 0,7%, em relação ao mesmo período do ano passado, cotado em média a US$ 6,16 o galão (aproximadamente R$ 4,00 o litro). 

Entre 2002 e 2012, o consumo do produto nos EUA tombou 29%, caindo de 1 milhão de toneladas de suco concentrado equivalente para 708 mil toneladas, segundo dados da Tetra Pak Compass, compilados pela consultoria Makestrat.  A diferença significa um total de 73 milhões de caixas de laranja que deixaram de ser consumidas na forma de suco, só em 2012.
 
Impactos

Segundo a Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBR), os Estados Unidos podem ser entendidos como “um grande player”,  que absorve aproximadamente 15% dos embarques brasileiros. De acordo com a CitrusBR, a participação do suco brasileiro no consumo americano também vem caindo.

Em 2003, do total de suco de laranja importado pelos EUA, 88% vinham dos pomares do cinturão citrícola de São Paulo e Sul de Minas, que contemplam um total de 300 municípios. Se somado o suco brasileiro ao produzido localmente na Flórida, o produto correspondia a 26% do consumo americano. Em 2012, no entanto, conforme dados da Tetra Pak Compass, esse percentual caiu para 46% das importações e 10% do consumo. Um dos motivos está no aumento das vendas de países como México, Costa Rica e República Dominicana, que possuem acordos bilaterais com os americanos, livre de taxas. Hoje, o Brasil paga uma tarifa de US$ 415 a tonelada, o que corresponde a aproximadamente 25% ad valorem do produto. 
 
Vendas 

Outra notícia que impacta a citricultura brasileira esta semana é a conclusão da fusão das empresas holandesa Refresco com a britânica Gerber Emig. A nova gigante, que começou a operar de forma unificada nessa quarta, dia 13, será responsável pela compra de, aproximadamente, 15% de todo o suco produzido no Brasil. O volume, 150 mil toneladas de suco concentrado, é proporcional a tudo o que os EUA compram anualmente do Brasil.

A CitrusBR está trabalhando em um projeto de comunicação global que visa retomar o consumo de suco de laranja no mundo, principalmente nas ocasiões onde há maior identificação com o produto no hemisfério norte: café da manhã e lanche da tarde. 

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